Programação

1º Dia - 02/10/2017 - segunda-feira
AUDITÓRIO DO MAR HOTEL
14h00 às 18h30
CREDENCIAMENTO
19h00
SOLENIDADE DE ABERTURA
Contador JOSÉ GONÇALVES CAMPOS FILHO
Presidente do CRCPE
20h30
SHOW - ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ
21h30
COQUETEL

 

2º Dia - 03/10/2017 - terça-feira
AUDITÓRIO DO MAR HOTEL
14h00 às 15h00
Apresentação do livro comemorativo
“40 anos no ar - A jornada de um repórter pelos cinco continentes"

Francisco José

Jornalista, escritor e apresentador de televisão brasileira; possui especialização em marketing. Iniciou como repórter esportivo do Jornal do Commércio, no Recife; trabalha na TV Globo há 40 anos.
Francisco José

Doação sem Dor

Padre Airton Freire de Lima

Presidente da Fundação Terra dos Servos de Deus desde o nascimento da entidade, que atualmente direciona os trabalhos na área da saúde, educação e moradia, beneficiando mais de 2.000 pessoas. As ações sociais desenvolvidas pela Fundação Terra dos Servos de Deus são viabilizadas integralmente por meio de doações individuais e de empresas, e ainda de recursos públicos oriundos de programas e projetos governamentais. Formado em teologia, filosofia e psicologia.
Padre Airton Freire de Lima

Luiz Gonzaga Ventura Leite Júnior

Graduado em Engenharia Mecânica pela UPE, pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, atualmente é Delegado da RFB em Caruaru. Colaborador da Fundação Terra desde Novembro/2016.
Luiz Gonzaga Ventura Leite Júnior
15h00 às 16h00
PAINEL 1 - O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E O COMBATE À CORRUPÇÃO

Maria Clara Cavalcante Bugarim

Possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, e o outro em Contabilidade, pela universidade do Aveiro/Minho, em Portugal; é graduada em Ciências Contábeis, Administração de empresas e em Direito. É especialista em administração de recursos humanos e em auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP, presidiu o CRCAL, a FBC e o CFC por dois mandatos consecutivos. Atualmente, é Controladora-Geral de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. É vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Interamericana de Contabilidade e assessora Técnica da Ifac. Detentora de diversos títulos de cidadania e medalhas, destaca-se por ser a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.
Maria Clara Cavalcante Bugarim
16h00 às 16h15
INTERVALO E COFFEE BREAK
16h15 às 17h30
PAINEL 2 - A AUDITORIA COMO INSTRUMENTO DE CONTENÇÃO À CORRUPÇÃO

Inaldo da Paixão Santos Araújo

Mestre em Contabilidade, é Contador Benemérito do Estado da Bahia e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Detentor de várias titulações na área de Auditoria, foi auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia por mais de 25 anos. Professor universitário, é autor de 11 livros de Auditoria e Contabilidade e de dezenas de artigos técnicos e científicos. É membro do grupo de trabalho do CFC que elaborou as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Coordenador do projeto de Elaboração das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público
Inaldo da Paixão Santos Araújo

Francisco Antonio Maldonado Sant´Anna

Diretor de Comunicação do Ibracon, Francisco Sant'Anna é sócio na Deloitte e milita há mais de 30 anos na prática de auditoria independente no escritório de São Paulo, tendo durante este período atuado também no escritório de Nova York da empresa. Atua principalmente na auditoria de instituições financeiras, entidades seguradoras e fundos de investimento. É sócio líder de auditoria em instituições financeiras e seguradoras, membro do Conselho de Administração da Deloitte Brasil e integrante da Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais da Bovespa.
Francisco Antonio Maldonado Sant´Anna
17h30 às 18h30
PAINEL 3 - REFORMA PREVIDENCIÁRIA - VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR?

Liêda Amaral de Souza

Professora, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRN e Acadêmica da ACADERNCIC.
Liêda Amaral de Souza

 

3º Dia - 04/10/2017 - quarta-feira
AUDITÓRIO DO MAR HOTEL
14h00 às 15h30
PALESTRA ECONOMIA NO BRASIL, CONJUNTURA E IMPACTO NOS NEGÓCIOS

Paulo Henrique Amorim

Paulo Henrique Amorim nasceu no Rio de Janeiro. Apresentador da Rede Record, o jornalista foi correspondente da Revista Veja e da Rede Globo, nos Estados Unidos. Ganhador do Prêmio Esso; no impresso trabalhou com editor-chefe do Jornal do Brasil e da Revista Exame. Pioneiro da Internet brasileira desde 1999, o jornalista passou pelo ZAZ, Terra, Uol e IG. Desde 2008, é responsável pelo Conversa Afiada, portal político e de referência no país no jornalismo digital.
Paulo Henrique Amorim
José Gonçalves Campos Filho - Presidente do CRCPE
15h30 às 16h30
PAINEL 1 – A CONTABILIDADE EM TEMPOS DE CORRUPÇÃO

José Matias Pereira

Professor-Doutor. É professor de Administração Pública e Finanças Públicas e Pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Ministra as disciplinas Seminário de Pesquisa no doutorado em Contabilidade da UnB. É economista e advogado. Doutor em Ciências Políticas na área de governo e administração pública - Universidade Complutense de Madrid e pós-doutor em Administração - Universidade de São Paulo - FEA/USP. Fez sua carreira técnica no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada / IPEA, no período de 1975 a 1995. Possui uma sólida formação e experiência na área de Governo e Administração Pública. Consultor e conferencista, em níveis nacional e internacional, na área de governo e administração pública. Os seus principais trabalhos e atividades profissionais estão direcionados para os campos da administração pública, finanças públicas e economia política. É autor de mais de cem artigos publicados em revistas científicas no Brasil e no exterior e de quatorze livros na sua área de atuação acadêmica.
José Matias Pereira

João Eudes Bezerra Filho

Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é Auditor das Contas Públicas do TCE-PE (cargo efetivo), exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência do TCE-PE (Comissionado), Professor Assistente da FUCAPE-ES. Foi membro assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, junto ao Conselho Federal de Contabilidade. Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Orçamento Aplicado ao Setor Público, ambos pela editora Atlas-GEN.
João Eudes Bezerra Filho

Rodrigo Lins de Moraes
Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE; Especialista em Direito Eleitoral pela UNIDERP; Especialista em Planejamento Tributário pela UFPE; analista judiciário do TRE-PE, lotado na SECEP; participou como analista da COECE nas Eleições de 2006 e 2010; foi coordenador técnico da COECE na Eleição de 2014; palestrante do TRE-PE.
Rodrigo Moraes
16h30 às 17h00
INTERVALO E COFFEE BREAK
17h00 às 18h00
PAINEL 2 – AS IMPLICAÇÕES DO TESTE DE IMPAIRMENT NO CENÁRIO ECONÔMICO

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Graduada em Ciências Contábeis, Especialização em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPE, Mestrado em Administração pela UFPE e Doutorado em Administração pela UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFPE. Pesquisadora pelo CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Contabilidade para Usuários Externos, Sistema Financeiro Nacional de Mercado de Capitais. Autora do livro Fundamentos do Mercado de Capitais e Pronunciamentos Contábeis na Prática, coautora de diversos livros publicados na área contábil. Instrutora da ESAF, IBRACON e CRCPE.
Umbelina Lagioia

Ricardo Moura de Albuquerque Maranhão

Graduado em Engenharia Mecânica, formado pela Escola Nacional de Engenharia - ENE, da Universidade do Brasil, com especialização em Engenharia de Petróleo. Engenheiro da Petrobras onde foi chefe em diversos setores; assistente da Superintendência do Serviço de Engenharia e assessor da Presidência da Petrobras; fundador e presidente da Associação dos Moradores da Praia dos Cavaleiros, Macaé – RJ, fundador e vice-presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional – Modecon, vice-diretor, diretor, conselheiro, vice-presidente, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras – AEPET, Conselheiro da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros – Febrae, colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Escola de Comando e Estado Maior do Exército.
Ricardo Maranhão

Gilberto Bagaiolo Contador

Graduado em Ciências Contábeis, auditor independente, sócio aposentado da PricewaterhouseCoopers, ex-Diretor Presidente da Junior Achievement de Pernambuco; ex-Diretor Presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, Segunda Região; Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco de 2011 a 2019; ex-Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul; Fundador e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças – IBEF de Permambuco; ex-Diretor de Assuntos Técnicos do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Ibracon – Segunda Região; ex-Diretor de Assuntos Técnicos do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil IBRACON – Sexta Região; palestrante e debatedor em Painel no 6º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência na cidade de Florianópolis; coordenador de Painel sobre Auditoria Independente na X Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul realizada em Bento Gonçalves; Membro do conselho fiscal da organização "TPE" – Todos pela educação 2014, 2015 e atual.
Gilberto Bagaiolo
18h00 às 19h00
PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS TÉCNICOS
19h00
ENCERRAMENTO

 

EVENTOS PARALELOS
 
SALA 1
SALA 2
SALA 3
SALAS 4, 5 E 6
03
OUT
FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA

08h30 às 10h00
Tema:
O papel da mulher na sociedade contemporânea e desafios: como equilibrar família, carreira e sonhos.

Palestrante:

Rosemma Burlacchini Maluf

Graduada em Administração de Empresas (1994) e pós-graduada em Marketing (2000) pela Universidade Salvador – UNIFACS. Empresária, Sócia-diretora do Shopping Bahia Outlet Center, Diretora da Associação Comercial da Bahia, Presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial da Bahia, foi Secretária da Ordem Pública do Município de Salvador, membro honorária do Conselho da Micro e pequena Empresa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, membro do Conselho de Administração da Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos – IMIC, membro da Assembleia Geral das Obras Sociais Irmã Dulce e Coordenadora da Rede Amigas de Dulce, Conselheira da Fundação Irmã Dulce, Coautora do livro Península de Itapagipe: Patrimonio Industrial e Natural Maria Helena Flexor e Peter Schweizer.
Rosemma Maluf


10h30 às 12h00
Tema:
Liderança feminina:
conquistas e sucesso
Palestrante:

Mary Elbe Queiroz

Advogada sócia do Escritório Queiroz Advogados Associados; Pós–Doutoramento em Direito Tributário. Faculdade de Direito – Universidade de Lisboa – Portugal; Doutora em Direito Tributário (PUC/SP) e Mestre em Direito Público (UFPE); Pós-Graduação em Direito Tributário – Universidade de Salamanca - Espanha e Universidade Austral – Argentina; Presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários – IPET - Recife/PE; Membro Titular Imortal da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE; Membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP – CONJUR; Membro da Comissão de Juristas para o Estudo sobre a Desburocratização - criada pelo Senado; Membro da Comissão Permanente de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais; Membro da FESDT – Fundação Escola Superior de Direito Tributário – RS; Coordenadora em Recife/PE do curso de pós-graduação do IBET/SP; Professora de cursos de pós-graduação: IBET/SP, IDP-DF; Livros e artigos publicados e palestrante no Brasil e exterior.
Mary Elbe Queiroz


APECICON

08h30 às 10h00
Tema:
Crimes contra
a ordem tributária.
Palestrantes:

José Lopes Oliveira Filho

Mestre em Direito Penal Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Ministério Público de Pernambuco desde 1990. Procurador de Justiça Criminal. Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Sonegação Fiscal desde 2007.
José Lopes Oliveira Filho

Eduardo Carlos Pessoa de Amorim

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE. Especialista em Direito Tributário (UFPE) e Mestrado em Gestão Pública (UFPE). Auditor Fiscal Estado de PE. Realização de Auditoria e Perícia em processos fiscais. Professor Universitário (UNICAP e FBV/PE) Professor em diversos cursos de Pós-Graduação, nas áreas de Auditoria Contábil e Fiscal, Perícia e Contabilidade Tributária. Conselheiro do CRCPE na Câmara de Desenvolvimento Profissional.
Eduardo Carlos P. de Amorim

Wilson Aquino

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, além de pós-graduações lato sensu em Contabilidade e Controladoria Governamental, Direito Tributário, Comércio Exterior e Integração Econômica e Direito Fiscal Internacional. Auditor da RFB e Coordenador do NAF – DRF/Recife..
Wilson Aquino


10h30 às 12h00
Posse dos novos acadêmicos.

IBRACON / APJEP

08h30 às 10h00
Tema:
IFRS 15(Receitas) -
Principais Alterações.
Palestrantes:

José Vital Pessoa Monteiro Filho

Bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis, com MBA em Finanças Empresariais. Sócio responsável pelas operações do escritório da PwC em Recife, com vasta experiência em auditoria de demonstrações financeiras de diversas empresas nacionais e internacionais. Fez intercambio nos Estados Unidos onde morou e trabalhou, possui certificado de "CPA – Certified Public Accountant" pelo Estado de Maine (Estados Unidos),"Certificate in International Public Sector Financial Reporting" (London) e Diploma em International Finance Reporting (IFRS) pela Associação de Contadores Certificados (ACCA - the Association of Chartered Certified Accountants - UK).
José Vital Pessoa M. Filho


10h30 às 12h00
Tema:
A perícia contábil
e a reforma trabalhista.
Palestrantes:

Paulo Cezar Ferreira de Souza

Graduado em Direito pela UFRJ, graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior, graduação em Ciências da Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior, mestrado em Ciências Contábeis pela UFRJ e mestrado em Administração pela UFPE; Perito Contábil; Professor adjunto 3 da UFPE, com experiência na área de Custos, Análise de Empresas e Perícia, atuando há 25 anos nessa área.
Paulo Cezar Ferreira de Souza

Gleidson Ramos Ferreira

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE. Especialista em Auditoria Fiscal e Perícia Contábil pela UFPE. Trabalho de dissertação apresentado e aprovado em no Programa de Pós Graduação em Controladoria (Mestrado em Controladoria) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área Contábil, com ênfase em Perícia Contábil, Auditoria, Análise de Demonstrações Contábeis, Contabilidade Geral, Ética profissional; Perito Contábil.
Gleidson Ramos Ferreira
TRABALHOS CIENTÍFICOS

08h30 às 12h30

04
OUT
COORDENADORES DAS IES E JOVENS CONTABILISTAS / FORUM DAS ASSOCIAÇÕES

08h30 às 10h00
Tema:
Perspectivas da educação
na contabilidade.
Palestrantes:

Cacilda Soares de Andrade

Doutora em Educação à Distância pela UFPE, possui Mestrado em Contabilidade pela USP, Especialização em Contabilidade Empresarial pela UFPE e Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE; Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFPE; Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPE - NEaD/CCSA; Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis na Modalidade de Educação a Distância da UFPE; Líder do Grupo de Pesquisas em Educação à Distância para Ciências Sociais e Aplicadas; Avaliadora Institucional e de cursos superiores do INEP, nas modalidades Presencial e a Distância; Presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco - CRC/PE no biênio 2010/2011; Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Contabilidade Empresarial, Ensino de Contabilidade, Tecnologias Educacionais e Educação à Distância para Ciências Contábeis.
Cacilda Andrade

Fernando Salvino da Silva

Graduado em Administração, Especialização em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco. Atualmente Professor Universitário na Modalidade Presencial e EAD. Coordenador de Cursos EAD no Grupo Ser Educacional. Possui Experiência de Docência nas disciplinas de Contabilidade de Custo, Teoria da Contabilidade, Planejamento Estratégico, Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo, Economia e Mercado, Contabilidade para o Terceiro Setor.
Fernando Salvino

10h30 às 12h00
Tema:
Corrupção, estruturas
e sistemas.
Palestrante:

Afonso Farias

Graduado em: Ciências da Logística (Academia da Força Aérea/São Paulo); Ciências Contábeis (Universidade de Fortaleza); Administração (Universidade de Fortaleza). Especializado em: Administração Mercadológica (FESP); Estudos de Política e Estratégia (ADESG-PE); Financial Management (Sheppard AFB – USAF/USA); Economics and Defense Budgeting (CHDS – National Defense University/USA); Análise Internacional – Dep. Economia/Univ. Federal do Rio de Janeiro; Altos Estudos de Política e Estratégia – Escola Superior de Guerra/RJ; Mestre em Administração – Universidade de Brasília/DF; Doutor em Desenvolvimento Sustentável/Política e Gestão – UnB/DF; e Pós-doutorando do Depto. de Gestão e Engenharia pela Universidade de Aveiro/Portugal.
Afonso Farias
SESCAP-PE / APJEP

08h30 às 10h00
Tema:
A contabilidade e a ciência atuarial frente à reforma previdenciária.
Palestrantes:


Cícero Rafael Dias

Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Economia pela UFPE e doutor em Estatística pela UFPE. Professor do curso de Ciências Atuariais da UFPE onde foi coordenador durante o ano de 2013. Atua como perito judicial nas áreas de previdência e seguros, bem como em consultoria em Regimes Próprios de Previdência Social e Previdência Complementar. Atualmente é Gerente de Atuária e Benefícios da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal - Funpresp-EXE, cedido pela UFPE, e representante regional centro-oeste do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA.
Cícero Dias

Vítor Emanuel de Lyra Santos Navarrete

Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Estatística pela UFPE, professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE.
Vítor Navarrete

10h30 às 12h00
Tema:
A contabilidade forense e sua contribuição na
economia do país.
Palestrantes:

Adilson Carvalho Silva

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal da Bahia e em Ciência Policial e Investigação Criminal pela Academia Nacional de Polícia. Mestrando em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia. Lecionou a disciplina Direito Tributário na graduação da Universidade Católica do Salvador, Faculdade Dois de Julho e Faculdade Apoio. Professor do Núcleo de Pós-Graduação da Universidade Salvador - UNIFACS, onde ministra a Disciplina Processo Administrativo Fiscal e Tributário. Ex-procurador municipal, também já atuou na advocacia tributária, ocasião em que se tornou sócio de empresa de assessoria e consultoria. Atualmente, é Perito Criminal Federal na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal na Bahia, já tendo exercido o mesmo cargo, por dois anos, na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal em São Paulo. Tutor EaD da Academia Nacional de Polícia, onde ministra a Disciplina Gestão da Qualidade. É membro do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e professor de curso preparatório para concursos, além de palestrante em simpósios e seminários sobre temas relacionados crimes financeiros, investigação criminal, instrução processual penal e Criminalística.
Adilson Carvalho Silva

Márcio Henrique Barbosa Maciel de Souza

Graduado em Ciências Contábeis, consultor, empresário contábil, atuante no setor público, Vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis, Conselheiro do CRC-PE, membro da Câmara de Fiscalização e do Tribunal de Ética e Disciplina.
Márcio Henrique B. M. de Souza

 

PVCC

08h30 às 10h00
Tema:
Planejamento Financeiro pessoal – uma oportunidade para o profissional da contabilidade.
Palestrante:

Luiz Antonio Ochsendorf Leal

Mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ, Doutorado em Psicologia pela UFRJ, Graduação em Ciências Aeronáuticas. Atualmente é Prof. Assistente da UFRJ, atuando principalmente na área de Ensino, Pesquisa e Extensão em Finanças Pessoais.
Luiz Antonio Ochsendorf Leal

10h30 às 12h00
Tema:
Boas práticas dos
observatórios sociais.
Palestrante:

Iara Luísa Santana Dórea

Graduada em Ciências Contábeis; Especialista em Contabilidade Gerencial, Auditoria e Consultoria Empresarial Tributária; Professora Universitária da UNIME; Empresária Contábil; Conselheira e Ouvidora Geral do CRCBA; Membro do Comitê Gestor Nacional do PVCC e Vice-presidente de Tecnologia e Gestão do Observatório Social do Brasil.
Iara Dórea
TRABALHOS CIENTÍFICOS

08h30 às 12h30

Observação: toda a programação está sujeita a alterações!

 

 

 

REALIZAÇÃO


 

PATROCÍNIO


 

APOIO